«Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.»
Álvaro de Campos
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.»
Álvaro de Campos
2 comentários:
Curiosamente, estive a ler esse mesmo poema, no dia e que o publicou...
Ele há coincidências...
Fernando Pessoa, com seus heterônimos, poderia exemplificar bem "porque não uma moral em cada uma" das estórias. A moral existe em algumas estórias, mas as hitórias sempre podem ser contadas de outro prisma. E não com uma perspectiva moral já pré-definida. Desculpe, estou tão "rachada" que não posso responder melhor, e é sempre sobre a minha experiência que falo, uma experiência que, por não entendê-la e nem aos seus desdobramentos, deixa-me confusa, concluindo muitas coisas contraditórias ao mesmo tempo.
Enviar um comentário